TÍTULO: "HISTÓRIA SOCIAL E ECONÔMICA DO CAMPESINATO QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: a longa duração da trajetória negra no agrário amazônico"

Banca examinadora:

Prof. Dr. Francisco de Assis Costa - PPGDSTU/NAEA/UFPA - Orientador

Prof. Dr. Danilo Araújo Fernandes -  Examinador Interno – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro -  Examinador Interno – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Harley Silva -  Examinador Externo – PPGEA/PPGE/UFPA

Data: 16 de agosto de 2023 - 10h

Local: Miniauditório/NAEA

Resumo: Neste trabalho de tese de doutorado, propomos investigar a longa trajetória histórica de uma forma de campesinato amazônico, para isso, elaboramos nesta etapa do projeto os instrumentos metodológicos que serão empregados para demonstrar a significância social e econômica de um campesinato historicamente marginalizado, seja por ser vinculado a uma estrutura econômica camponesa que combinado com outra condição estrutural que é a do racismo contra pessoas negras no Brasil. Para lograr êxito, em nossa investigação, utilizamos uma metodologia que combina o método de análise histórica ao inverso, ou como Marc Bloch definiu o método regressivo em associação com a perspectiva das múltiplas camadas das temporalidades históricas, tratadas por Fernand Braudel, em especial, a temporalidade da longa duração. Esse modelo histórico-estrutural inspirado nas propostas de duas das maiores referências da Escola dos Annales, será associado para sua execução a categorias teóricas sobre o campesinato e o método empírico das trajetórias tecnológicas e suas variantes, com destaque para a trajetória tecnológica, associada a estrutura camponesa de longa duração e vinculada ao bioma amazônico, que se organiza, contemporaneamente, em duas variantes: SAF-A e SAF-F. Dessa forma, iniciamos nosso projeto de tese com o capítulo 1 que apresenta nossos instrumentos de análise metodológico e, em seguida, no capítulo 2 analisaremos o exercício de construção do banco de dados a partir do método das trajetórias tecnológicas, concatenados com variáveis elaborados a partir do Censo Agropecuário de 2017 que possibilitam inferir a relevância das economias camponesas na Amazônia e a significância no contemporâneo do Campesinato Negro, que em muitos casos estão estruturados em Quilombos na Amazônia Legal e com isso, demostrar alguns resultados na temporalidade da conjuntura que nós permitam regredir de forma orientada a ao passado histórico dessa estrutura camponesa que tem no elemento étnico e cultural sua grande marca de luta e resiliência ao longo do tempo.

Palavras-chave: campesinato amazônico, negro; método regressivo; longa duração; trajetórias tecnológicas.